1 de junho de 2010

Telinha na escola participa do 1º festival Curta Amazônia





O projeto “Telinha na Escola”, desenvolvido através da parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o Instituto Vivo e a ONG Casa da Árvore, tem proporcionado grandes experiências aos alunos da rede estadual de ensino. Iniciado em agosto de 2009 ele tem como objetivo incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula, utilizando o celular como instrumento pedagógico, acessório que antes tirava o sossego de professores e distraia a atenção dos alunos, e que agora se tornou aliado do ensino. Segundo a Secretária da Seduc, Irany Freire, o resultado foi tão positivo que a o projeto agora é aplicado diretamente nas escolas de turno integral.

Ele é executado pela Seduc, baseado em treinamento, suporte e metodologia desenvolvida pela ONG Casa da Arvore, com o apoio e concessão do Instituto Vivo. Já foram contempladas as Escolas Rio Branco, Flora Calheiros ,Petrônio Barcelos e Oswaldo Piana, e os alunos destas unidades escolares já estão capacitados a produzir, filmar, editar e publicar vídeos por celular. A cada semestre, duas novas turmas são abertas com 20 vagas cada. Neste semestre o projeto fechou novas parcerias. Os organizadores do Festival Curta Amazônia convidaram os alunos e demais envolvidos no projeto para assistirem as produções e fazerem a cobertura do evento utilizando celulares na produção de vídeos de bolso.

Segundo a Coordenadora do telinha na escola, Profª. Rita Lindomar (PTE/Seduc), na oportunidade os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as produções cinematográficas, entrar no universo mágico do audiovisual, partilhando saberes com produtores locais dentro de um processo de ação reflexiva sobre sua prática dentro das aulas do telinha.

“Este foi um momento único para os alunos do telinha na escola interagirem e socializarem os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Ao conhecer os curtas de vários produtores do Brasil e de outros países percebem como uma idéia é fundamental para a criação do processo audiovisual, transformando realidades diferentes em realidades que podem ser vivenciadas por um número maior de pessoas”, destacou Rita, acrescentando que foi uma experiência enriquecedora e significativa dentro do processo de ensino e aprendizagem destes adolescentes da rede pública estadual e com certeza teremos em breve excelentes vídeos sobre a cobertura do telinha deste magnífico evento onde a cultura une-se ao social numa parceria de construção do processo de criação de curtas.

Fonte: Assessoria
Autor: Meiry Santos
Postado:Rita Lindomar-Profª.Produção do telinha Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário