20 de junho de 2010

No ritmo da copa - Gravações do telinha Rio Branco



Os alunos do Telinha fizeram umas gravações fora do espaço escolar.Neste dia fomos ao supermercado e lá os meninos do telinha na escola fizeram gravações com alguns clientes e funcionários à respeito de qual música lembrava futebol e a copa do mundo.O resultado está ai!Vamos conferir?

15 de junho de 2010

Telinha na Escola - Globo (Rede Amazônica) II


Nesta terça-feira,estreia da Seleção Brasileira os alunos do telinha na escola acompanhados pelos professores Magno Martins e Ana Cláudia e o coordenador do telinha Alexandre foram a aldeia dos índios Karitianas assistir o primeiro jogo do Brasil junto com os índios fazendo uma integração e socialização de culturas em um jogo emocionante e cheio de expectativas.
Segundo os alunos esta visita proporcionou um novo olhar para os costumes e saberes indígenas e que a maior paixão do brasileiro é mesmo futebol.A jabolani atrai à todos tantos os brancos como nosso estimado povo indígena:Karitianas.
Nós professores do Rio Branco nos sentimos honrados em conhecer e assistir o jogo com essa verdadeira galera brasileira.Nossos agradecimentos ao cacique que autorizou nossa visita.
POstado :Rita Lindomar-Profª.Rita Lindomar

14 de junho de 2010

Alunos do Rio Branco registram a torcida dos índios pela Seleção em aldeia Karitiana

Os alunos da Escola Rio Branco em Porto Velho, têm um motivo a mais para estarem ansiosos pela estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo, na próxima terça-feira (15), durante o jogo, os alunos estarão desenvolvendo o projeto Telinha na Escola, desenvolvido desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a ONG Casa da Árvore e Instituto Vivo.

No primeiro jogo do Brasil, mais de 20 jovens da escola, que participam do projeto, registrarão através das lentes dos celulares, o comportamento, tradições e o patriotismo dos índios Karitianas diante do jogo da Seleção.

Para o professor de geografia da Escola Rio Branco, Magno Martins essa é uma oportunidade de integração. “A idéia de levar a turma do Telinha na Escola para a Aldeia dos Karitiana surgiu com o objetivo de promover a integração cultural em torno de um ponto comum, o patriotismo e o futebol, que unem nações em época de Copa e Olimpíadas. Este encontro certamente será marcante na mente dos alunos, visto que muitos jamais voltarão a ter esta experiência. Além disso, poderão desfazer mitos sobre a comunidade indígena", destacou Magno.

O projeto Telinha na Escola é realizado em Porto Velho desde 2009 e atende ainda às Escolas Flora Calheiros, Petrônio Barcelos e Oswaldo Piana, envolvendo 12 professores de diversas disciplinas e 40 jovens estudantes.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Cristiane Cruz

1 de junho de 2010

Telinha na escola participa do 1º festival Curta Amazônia





O projeto “Telinha na Escola”, desenvolvido através da parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o Instituto Vivo e a ONG Casa da Árvore, tem proporcionado grandes experiências aos alunos da rede estadual de ensino. Iniciado em agosto de 2009 ele tem como objetivo incentivar o uso de novas tecnologias em sala de aula, utilizando o celular como instrumento pedagógico, acessório que antes tirava o sossego de professores e distraia a atenção dos alunos, e que agora se tornou aliado do ensino. Segundo a Secretária da Seduc, Irany Freire, o resultado foi tão positivo que a o projeto agora é aplicado diretamente nas escolas de turno integral.

Ele é executado pela Seduc, baseado em treinamento, suporte e metodologia desenvolvida pela ONG Casa da Arvore, com o apoio e concessão do Instituto Vivo. Já foram contempladas as Escolas Rio Branco, Flora Calheiros ,Petrônio Barcelos e Oswaldo Piana, e os alunos destas unidades escolares já estão capacitados a produzir, filmar, editar e publicar vídeos por celular. A cada semestre, duas novas turmas são abertas com 20 vagas cada. Neste semestre o projeto fechou novas parcerias. Os organizadores do Festival Curta Amazônia convidaram os alunos e demais envolvidos no projeto para assistirem as produções e fazerem a cobertura do evento utilizando celulares na produção de vídeos de bolso.

Segundo a Coordenadora do telinha na escola, Profª. Rita Lindomar (PTE/Seduc), na oportunidade os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as produções cinematográficas, entrar no universo mágico do audiovisual, partilhando saberes com produtores locais dentro de um processo de ação reflexiva sobre sua prática dentro das aulas do telinha.

“Este foi um momento único para os alunos do telinha na escola interagirem e socializarem os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Ao conhecer os curtas de vários produtores do Brasil e de outros países percebem como uma idéia é fundamental para a criação do processo audiovisual, transformando realidades diferentes em realidades que podem ser vivenciadas por um número maior de pessoas”, destacou Rita, acrescentando que foi uma experiência enriquecedora e significativa dentro do processo de ensino e aprendizagem destes adolescentes da rede pública estadual e com certeza teremos em breve excelentes vídeos sobre a cobertura do telinha deste magnífico evento onde a cultura une-se ao social numa parceria de construção do processo de criação de curtas.

Fonte: Assessoria
Autor: Meiry Santos
Postado:Rita Lindomar-Profª.Produção do telinha Rio Branco