27 de outubro de 2009

Mostra cinematográfica em comemoração ao Dia Internacional da Animação

Casa de Cultura: mostra cinematográfica em comemoração ao Dia Internacional da Animação
Na próxima quarta-feira (28), às 19h30, a Casa de Cultura Ivan Marrocos abre suas portas para a comemoração do Dia Internacional da Animação.
Cena do filme “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral
Cena do filme “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral

O evento, que está em sua 6ª edição, será realizado em Porto Velho através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Esportes, Cultura e Lazer – Secel – e a Associação Coletivo Madeirista – ACME. “Apoiar um evento que é realizado simultaneamente em mais de 30 países e que apresenta as manifestações culturais de vários povos através do cinema de animação é mais que estimular o desenvolvimento do setor audiovisual, é proporcionar a população de nosso estado acesso a bens culturais que dificilmente se teria acesso através das exibições comerciais. Com essas ações buscamos a democratização desses bens culturais”, destaca Jucélis Freitas, secretário da Secel.
A mostra simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais de animação será no dia 28 de outubro, às 19h30 em mais de 400 cidades do país. Organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.
Filmes selecionados
Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como: “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

O que:
Mostra Dia Internacional da Animação
Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos
Quando: quarta-feira (28), às 19h30
Entrada franca

Fonte: A/I SECEL - Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Postado por Rita LIndomar-produção e edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário