Informamos que este ano teremos novas turmas de alunos para o projeto Telinha na Escola em Porto Velho.Comunicamos que no momento está sendo selecionadas escolas que trabalham com audiovisual e que já produzem vídeos usando outras tecnologias.o PTE/SEDUC está em contato com as escolas para verificar a adesão do projeto em suas escolas em seguida as escolas irão selecionar 20 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio para participar durante 5 meses do projeto.
Escolas confirmadas:
Escola E.E.F.M.Profª.Flora Calheiros Cotrin-diretor:Léo
Escola E.E.F.M.Petrônio Barcelos-Diretora:Carla
Escola:E.E.F.M.Osvaldo Pianna-Diretor:Saldanha
Escola:E.E.F.M.Rio Branco-Diretor Geraldo Meireles
Este ano o projeto contemplará quatro escolas e 80 alunos que serão capacitados na produção de audio visual utilizando a tecnologia móvel(celular)dentro do processo ensino aprendizagem.
A ong Casa da Árvore sob a coordenação de Leila Dias enviará formadora :Priscilla Lima para durante a primeira semana de março(01 a 05)capacitar os professores da rede estadual de ensino,selecionados de como trabalhar roteiro,produção e edição de vídeos de bolso nas escolas.Aprenderão a converter os videos do celular em formatos compatíveis ao editor de vídeo :movie maker,gravar os videos produzidos em DVD e postagem no blog.
Lembrando que o ano passado o projeto foi sucesso nas comunidades escolares escolhidas e foram descobertos excelentes talentos dentro das escolas Flora Calheiros e Marcelo Cândia.
Importante salientar como os alunos gostam de trabalhar com a produção de videos na escola,transformando assim todo um contexto escolar onde antes o celular era tido como vilão,hoje é um aliado do professor e do aluno dentro do ambiente escolar.Observamos ainda a mudança de comportamento,interesse,criatividade,responsabilidade,compromisso e participação efetiva dentro dos eventos e projetos da escola.
Desta forma percebemos que o uso do celular de forma orientada ,mediada é uma excelente ferramenta na prática pedagógica do professor.
Este ano teremos um diferencial onde a Ong enviará para nossa cidade um coordenador Alexandre que ficará em contato permanente com as escolas contempladas com o Projeto dando assistência pedagógica,técnica aos professores e alunos.Estamos ansiosos para esta nova etapa do TERO.
postado:Rita Lindomar-SEDUC